sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

é viver o hoje, pois o amanhã não se sabe!

Você já perdeu alguém que gostava muito? Eu acho que todos nós já tivemos alguma perda do tipo seja ela permanente ou não. Um parente querido, um amor que não deu certo, um amigo que foi morar longe. Seja lá o que foi todos temos o mesmo sentimento: SAUDADE. Eu estava pesquisando há alguns anos e eu descobri que essa palavra só existe no português. O motivo eu já não sei. Enfim, hoje eu vim aqui porque há uns dias eu perdi um parente que eu gostava demais. Não que eu não tivesse perdido ninguém até o momento, mas por eu ser mais velha e talvez mais consciente pude analisar com maior precisão tudo o que aconteceu.

Então esse parente era o irmão do meu pai, o tio que todos os 50 sobrinhos mais gostavam, foi algo meio de repente e tudo o mais. Eu sinceramente não conseguia acreditar e acho que até agora a minha ficha ainda não caiu. Entretanto o que mais me doeu foi ver o meu pai do modo que ele estava. Há quase um mês meu pai descobriu que estava com pneumonia e eu só de saber isso já senti uma dor horrível, e enquanto não me encontrei com ele não fiquei tranquila. O medo que eu senti de perder meu pai foi algo que eu nunca vou conseguir explicar. Quando eu perdi minha vó eu achava que era a pior dor do mundo, mas só de pensar em ficar sem meu pai já fiquei desorientada. Voltando ao assunto principal,  quando eu cheguei ao local do velório fui falar com meu pai, mas ele simplesmente não me ouvia. Eu gritava “Pai, pai”, mas não adiantava, ele parecia estar em choque com tudo o que havia acontecido. Eu, sinceramente não sabia o que fazer até porque a pneumonia dele ainda não está completamente curada e ele está tomando antibióticos fortíssimos e tudo o mais. Admito: tive muito medo que meu pai tivesse um ataque cardíaco, ou algo do tipo.

Explicado isso quero falar as sábias palavras que meu pai me disse sobre saudade. Ele a todo o momento não me largava e só repetia: “Filha, não deixe de fazer nada que você tenha vontade. Não seja tão rancorosa, perdoe, porque a dor é insuportável! Só estou aqui ainda por você e pelos seus irmãos. Eu posso falar que eu não tenho arrependimento algum em relação ao meu irmão porque sempre que tive a oportunidade eu disse o quanto o amava e o quanto ele era importante para mim, e eu quero que você e o seu irmão sejam assim. Pois depois que eles vão, a única coisa que resta é a dor da saudade”. Sabe, isso ficou martelando na minha cabeça e eu resolvi tentar mudar isso. Então estou aqui hoje para dizer para você pensar no que você tem feito. Você já disse “eu te amo” para seus pais, seu irmão, seus amigos, hoje ou alguma vez na sua vida? Pois bem, pensem em cada ato hoje feito, pois não se sabe o dia de amanhã. 

Em homenagem ao meu tio Luiz Roberto Fernandes de Castro

Um comentário:

  1. Sinto muito pelo seu tio :/

    E sábias palavras de seu pai! Às vezes o 'bom dia' que você deu de mal humor, pode ser sua ultima frase...

    ResponderExcluir